Postagem em destaque

Os 3 níveis do horóscopo

quarta-feira, 6 de março de 2013

O Regente esotérico de ARIES




                                      
O Regente esotérico 

Os regentes esotéricos são os planetas governantes do horóscopo quando este pertence a um Ser evoluído, no qual seu “desejo” não esta tão ligado à sua capacidade ativa (Sol), nem às suas inércias cármicas (Lua), mas condicionado por uma necessidade de adquirir harmonia entre ambos (Ascendente), para assim conquistar uma maior expressão da Alma.

A energia que produz harmonia está relacionada com a qualidade do signo ascendente e seu regente, e ser capaz de aplicar referida energia em si mesmo e no entorno será sempre uma alegria para a Alma.



Mercúrio
 
"o filho da mente"

O regente esotérico de Áries

Áries é a energia do primeiro impulso, o desejo - ideia que se impõe pelo poder de ser o primeiro. Genuína e valente irrompe no ambiente e se impõe através do poder. Áries expressa o que quer, e embora a conquista do que se quer não seja alcançada de forma clara, sua força e impulso são evidentes. Seu regente exotérico é Marte, dando a entender o poder da polarização emocional da personalidade no ser humano. Marte quer e deseja a forma, é ativo, agressivo e instintivo em sua atitude. O poder do fogo nos é mostrado através do senhor da guerra.

Quando o portador da energia de Áries mostra certo grau de evolução através de atitudes como: interesse espiritual, necessidade de autoebulição, capacidade de discernimento, mente incluente, sensibilidade compreensiva, ou serviço altruísta, então Mercúrio deve ser considerado seu regente.

Frente a estes níveis evolutivos superiores o Mensageiro dos Deuses oferece ao poderoso impulso de Áries o que Marte lhe oferecia em níveis inferiores. Os desejos de Áries deixam de ter uma projeção tão exterior, e passam a se relacionar mais com os mundos subjetivos; Mercúrio, o construtor da ponte interior, ilumina a mente oferecendo inteligência para avançar no caminho.

Há que entender que falar de inteligência não é falar de intelectualidade, a inteligência é o dom de saber escolher a atitude (mental-emocional-ativa) que mais convém, aquela justa medida que permitirá ao fogoso Áries experimentar uma vida com sentido espiritual. Aqui o fogo é o poder da mente e sua capacidade de construir a partir da intuição.



A frase-chave para Áries evoluído: 
 
  “Eu me exteriorizo e do plano da mente governo”


Mercúrio ilumina o plano mental, para conquistar neste poderoso signo a união da força pessoal de Marte (regente exotérico) com a inspiração divina de Urano* (regente hierárquico).

Mercúrio é o portador da energia do 4° Raio de Harmonia e Beleza, e a conquista destes conceitos é produzida através do conflito que resulta ao procurar relacionar a dualidade Alma–Personalidade. A dualidade servida, e sua solução vitoriosa deve passar por desvanecer a ilusão graças à iluminação da mente inferior (inteligência).



Trabalho:

É importante que, em suas reflexões, o portador de um ascendente Áries saiba associar e relacionar o signo solar e seu regente exotérico com as características expostas de Mercúrio. A contraposição destas duas forças deve ser feita desde a certeza e/ou confiança de que, em última instância, o regente esotérico do ascendente deve ser o governante do regente solar.

Também há que ter em conta que as forças lunares são receptivo-negativas, e neste sentido elas se adaptam à consciência que são obtidas ao relacionar as duas forças maiores, “Somos o que pensamos”.

Há que pensar no ascendente como um “dom” ou energia que se expressa com força ou dinâmica pessoal (sol) através de uma forma (lua). 






* Para a astrologia esotérica há três tipos de planetas regentes, o pessoal ou exotérico, o da alma ou esotérico e o espiritual ou hierárquico. No caso de Áries o hierárquico é Urano, mas para alcançar a expressão do nível espiritual de um signo, primeiro é preciso ter um elevado grau de compreensão do nível de consciência ou Alma do mesmo, já que é este nível que possibilita a união dos três.

Tabela de regências

Constelação Ortodoxa Esotérica Hierárquica

Áries Marte Mercúrio Urano

Touro Vênus Vulcano Vulcano

Gêmeos Mercúrio Vênus Terra

Câncer A Lua Netuno Netuno

Leo O Sol O Sol O Sol

Virgo  Mercúrio A Lua*Júpiter

Libra Vênus Urano Saturno

Escorpião Marte Marte Mercúrio

Sagitário Júpiter A Terra Marte

Capricórnio Saturno Saturno Vênus

Aquário Urano Júpiter A Lua*

Peixes Júpiter Plutão Plutão

*A lua em Virgem oculta Vulcano e em Aquário a Urano.




David C.M.

logos.astrologiaesoterica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário